Um clima de realização e celebração marcou a inauguração da nova Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), junto ao complexo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), na avenida Ipiranga, em Porto Alegre. A nova estrutura, com capacidade para conservar 26 milhões de vacinas, representa um avanço significativo em termos de modernidade e eficiência.
O governador Eduardo Leite destacou a importância deste novo equipamento para a imunização da população gaúcha, ressaltando que a robustez da estrutura é fundamental para atender às necessidades de uma população com perfil de longevidade.
“Até que a vacina chegue lá no braço, passa uma extensa jornada e ela passa por aqui, nesse centro que agora tem essa estrutura muito mais qualificada, moderna e que vai garantir qualidade, redução de eventuais desperdícios, porque garante o acondicionamento, a segurança necessária para que a gente possa, inclusive agilizar as entregas à nossa população”, disse.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, elogiou o desenvolvimento da nova infraestrutura e definiu o prédio de 1976, até então usado para o armazenamento, como uma unidade tímida. “Saímos de uma área de 47m² para uma área de 133 m² com muito mais qualidade. É uma celebração de todos os trabalhadores da Saúde e em especial do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.
A diretora do CEVS, Tani Ranieri, expressou sua gratidão pela inclusão da obra no projeto estratégico do governo, afirmando que agora a população gaúcha conta com a Ceadi que merece.
Em relação à Mpox, Tani observou que desde 2022 o estado tem monitorado a varíola dos macacos com vigilância ativa e laboratorial, especialmente após a declaração de emergência internacional. E que o Estado está pronto para lidar com essa nova variante, com vigilância, diagnóstico e sequenciamento genômico. A secretária complementou lemebrando que foram emitidos alertas e orientações para municípios e profissionais de saúde, visando identificar e prevenir casos da doença.