O Fogo Simbólico da Pátria começou a chegar nas primeiras cidades do interior do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. A chama, que é protagonista nas celebrações da Semana da Pátria, foi acessa em cerimônia realizada neste final de semana no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Segundo a Liga da Defesa Nacional (LDN), responsável pela distribuição da chama pelo Estado, serão percorridos cerca de 20 mil quilômetros para entregar o fogo para mais de 300 municípios.
Lajeado, no Vale do Taquari, foi uma das que recebeu a centelha da 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria nesta segunda. Assim como ocorre tradicionalmente, o símbolo da Semana da Pátria percorreu algumas das principais ruas da cidade até ser levada ao quartel do Corpo de Bombeiros.
“O fogo simbólico nos lembra a importância de cultivar o respeito às nossas tradições. Receber o fogo simbólico promove um momento de reflexão sobre o papel de cada um na sociedade”, destacou o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli.
Também nesta segunda-feira, a chama chegou em Tramandaí, no Litoral Norte. A solenidade de acendimento do Fogo Simbólico da Pátria na cidade aconteceu em frente a prefeitura. A chama ficará acessa no local até o dia 7 de Setembro.