O Dia dos Pais apresentou um aumento de vendas para 39,2% dos lojistas da capital e 22,9% disseram ter mantido o volume em relação ao ano de 2023. A parcela que respondeu ter vendido menos ficou em 32,4%. Os dados são de levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre.
As justificativas mais citadas pelos empresários que disseram ter vendido mais, são pelo aumento do frio (37,5%), bom movimento nos locais (20,7%) e reposição de itens doados (13,8%). Quanto ao valor do ticket médio ficou em R$ 307,00.
Outro aspecto que a pesquisa não deixou de fora é sobre a época de maior movimento de compras. A própria semana que antecede o Dia dos Pais foi o período de movimento mais intenso, com 62,2% das citações. A véspera, no sábado, dia 10, com 25,7%, vem em seguida na preferência de quem respondeu a pesquisa. A primeira semana de agosto como escolha para a compra de Dia dos Pais aparece na lista com 8,1% das respostas.
PAGAMENTOS
Perguntados sobre qual a forma mais utilizada pelo cliente para pagamento, o resultado apontou o parcelado no cartão de crédito (75,7%) como preferido. Sobre vendas em lojas físicas e online, a maioria, 56,8% mencionou que vendeu em ambos os locais. Outros 43,2% citaram que a venda se deu exclusivamente na loja física. Entre os canais online, o WhatsApp, com 54,8% lidera a lista. Em seguida aparecerem os sites de lojas com 33,3%, Instagram, com 9,5%, e o Mercado Livre com 2,4%.
Na análise de Arcione Piva, presidente da Entidade, os dados trazem o otimismo esperado para a data, após uma retomada lenta e gradual do comércio. “O ticket médio mais alto neste ano revela que os muitos dias de frio intenso na capital tenham feito a procura por casacos aumentaram, item que eleva o valor da compra, assim como, a reposição de itens doados”. Arcione ainda destacou um sentimento. “Mostrando uma retomada, podemos afirmar que o dia dos pais trouxe um certo alívio e esperança aos lojistas”.