Nesta quarta-feira pela manhã, a candidata à prefeitura de Porto Alegre pelo PT, Maria do Rosário, participou do programa Acontecendo, da Rádio Guaíba, sendo entrevistada pelo apresentador Lasier Martins. Rosário disse que a sua prioridade, se eleita, é cuidar da segurança da cidade “no sentido mais amplo”, focando no sistema de proteção contra as cheias.
A candidata petista criticou, em diversas oportunidades, a gestão municipal atual por, segundo ela, não terem feito o “trabalho básico” e deixarem a “cidade desprotegida”. “Vejo uma cidade que precisa de cuidado”, reforçou.
Sobre os recursos que poderão ser utilizados para melhorias no sistema de proteção contra as águas do Guaíba, Rosário ressaltou a importância dos recursos federais. “Não vou desperdiçar nenhum ‘tostão’ do que o governo federal está mandando”, falou, complementando que existem R$ 400 milhões do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para serem utilizados nesta área. Além disso, a candidata disse que quer “fazer um saneamento também na prefeitura”, alegando falta de transparência.
Professora de formação, Maria do Rosário trata a educação como uma das suas principais bandeiras da campanha, propondo que o problema de vagas em creches seja resolvido com urgência após a realização de um “mapeamento do déficit”. Outro ponto que a candidata planeja realizar é o aumento do salário dos professores da rede municipal de ensino.
Na saúde pública, a formação de uma rede efetiva de especialidades médicas e a diminuição na fila de cirurgia são tratadas como prioridades pela petista, que cita também a criação de um centro odontológico “para a população voltar a sorrir”.
Impostos, transporte e cultura foram temas tratados rapidamente pela atual deputada federal durante o programa. “Meu trabalho vai ser de não jogar para a população nada mais oneroso”, disse, sobre aumento de impostos na Capital.
Nesta quinta-feira, 15, o Acontecendo entrevistará o candidato do MDB, Sebastião Melo. O candidato Felipe Camozzato (Novo) foi o primeiro participante e Juliana Brizola (PDT), a segunda. A última entrevista ocorrerá a partir das 9h15min e terá duração de 25 minutos.
*Sob supervisão de Mauren Xavier