O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) foi, nesta manhã, o primeiro dos pré-candidatos a prefeito de Porto Alegre entrevistado pelo jornalista Lasier Martins, no programa Acontecendo, da Rádio Guaíba. Na entrevista, Camozzato elencou o fortalecimento do sistema de proteção contra cheias, o saneamento básico e a aprendizagem na educação como suas prioridades, caso seja eleito para comandar a Capital.
O representante do Novo disse que são necessários levantamentos que mostrem onde o sistema de proteção contra enchentes deve ser robustecido. Afirmou que buscará por financiamentos para a realização das obras e que demandará recursos federais, inclusive pela via judicial, se necessário.
No saneamento, defendeu a concessão do Dmae via parceria público-privada como forma de a cidade alcançar a universalização do acesso à água e ao esgoto.
Sobre a aprendizagem na educação, focou nas filas de espera por vagas em creches e na qualificação da aprendizagem no Ensino Fundamental.
Para as creches, tem, entre as propostas, o aumento do valor pago por aluno para os estabelecimentos já conveniados. E a locação de imóveis em bairros onde faltam vagas, com a participação de parceiro privado para ocupar o espaço e aumentar a oferta.
Para o Ensino Fundamental, defendeu a medição da aprendizagem dos alunos por meio de avaliações e alternativas como contraturnos, monitorias e qualificação de professores para melhorar os indicadores.
O deputado falou ainda, rapidamente, sobre saúde, segurança, mobilidade urbana e IPTU.
Nesta terça-feira, 13, o Acontecendo entrevistará a pré-candidata do PDT à prefeitura, Juliana Brizola. Na quarta, 14, o programa receberá a pré-candidata do PT, Maria do Rosário. E, na quinta, 15, o do MDB, Sebastião Melo. As entrevistas ocorrem sempre a partir das 9h15min e têm duração de 25 minutos.