Frio intenso no RS: final de semana inicia com temperaturas baixas em Porto Alegre

Casacos, toucas, luvas e mantas fizeram parte da rotina dos portoalegrenses que saíram de casa na manhã de hoje

Na Praça da Alfândega, apenas com casacos reforçados e touca para suportar o frio intenso | Foto: Ricardo Giusti/CP

O frio voltou a dar as caras na Capital na manhã deste sábado. Quem caminhava pelas ruas de Porto Alegre precisaram enfrentar temperaturas baixas, na casa dos 10ºC. Com isso, casacos, toucas, luvas e mantas fizeram parte da rotina dos portoalegrenses nesta manhã no Centro Histórico, tudo para fugir da sensação de frio intenso que, segundo a MetSul Meteorologia, deverá seguir nos próximos dias no Rio Grande do Sul.

Segundo o instituto, uma massa de ar frio derrubou a temperatura neste final de semana nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com perspectiva de geada em vários pontos. Em São Joaquim, em Santa Catarina, houve registro de neve no final da noite de sexta-feira, quando uma garoa fina caiu na cidade, enquanto a temperatura marcava -0,3ºC.

No RS, uma área de baixa pressão na costa vai favorecer que o ar frio consiga avançar mais e com maior intensidade pelo interior do continente. O final de semana será marcado por madrugadas frias, com marcas de apenas um dígito. Além disso, marcas negativas devem ser esperadas nas áreas de maior altitude como nos Campos de Cima da Serra.

Sobre a possibilidade de neve, registrada de forma moderada na serra catarinense, a MetSul reforça que, para ocorrer, são necessárias condições favoráveis de temperatura e precipitação. “Uma baixa fria segregada, vai avançar pelo Leste do RS e trará nuvens e muito frio, e talvez precipitação fraca em alguns pontos. Assim, mesmo a chance não sendo muito alta, não se pode descartar a ocorrência de neve nas áreas de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul, em particular nos Campos de Cima da Serra”, completou o instituto.