Correios alertam para golpes de mensagens falsas sobre entregas; saiba como evitar

Criminosos induzem golpes por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Golpistas têm se passado pelos Correios para enganar a população em todo o Brasil. A fraude consiste no envio de um e-mail, SMS ou WhatsApp sobre encomendas que não teriam chegado ao destinatário. Ocorre que o falso comunicado induz a vítima a efetuar pagamentos via PIX para que a suposta entrega ocorra.

Também há exemplos em que o usuário é orientado a clicar em links que o direcionam para sites em que seus dados são roubados.

Os Correios confirmam que as abordagens não passam de golpes. A empresa chegou a divulgar um comunicado institucional com alertas sobre como evitar a farsa.

Há registro de clientes que receberam mensagens sobre itens retidos pela fiscalização aduaneira. O texto pede que seja feito pagamento de uma taxa para a liberação dos produtos.

Os golpes costumam sustentar que o pedido foi “temporariamente retido” ou “barrado pela fiscalização alfandegaria”. Um link acompanha o recado, com os dizeres “para mais informações, acesse“. A vítima então é direcionada a um site fraudulento, que replica a estética dos Correios. A plataforma oferece verificação do status do pedido e dá um prazo de três dias para que o pagamento seja efetuado.

A operação enganosa ainda conta com formulários que pedem nome completo da vítima, além de e-mail, telefone e CPF. Depois, um QR code é emitido para transferência de valores.

Como se não bastasse a apropriação de valores, ainda há outro adendo sobre golpes que envolvem o preenchimento de cadastros. Nesses casos, também há roubo de informações pessoais das vítimas, o que serve para cometimento de fraudes, além do uso de dados financeiros para acessar contas bancárias e cartões de crédito. Outro fator preocupante é que os formulários costumam ser comercializados entre golpistas em grupos de internet e aplicativos.

De acordo com os Correios, crimes do tipo são conhecidos como phishing. A técnica é utilizada por criminosos para obter informações confidenciais por meio de links maliciosos.

Como evitar e e aprender a identificar tentativas de golpes utilizando o nome dos Correios:

1.Confira o e-mail e o nome do remetente

Atenção aos canais de comunicação: os Correios só enviam e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.

2.Cautela com links

Não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.

3.Desconfie de mensagens urgentes

Sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.

4. Atualização constante

Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.

5. Notifique junto ao seu provedor os e-mails suspeitos

Se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.
Seguindo esses passos, você ajuda a coibir tentativas de golpes usando o nome dos Correios de forma indevida e, ao mesmo tempo, evita que mais pessoas caiam em golpes ou fraudes.