Porto Alegre: reaberta primeira agência financeira atingida pela enchente no quadrilátero central

A agência do Sicredi na General Câmara foi diretamente atingida pela cheia

Foto: Arthur Stoffel/Rádio Guaíba

A agência do Sicredi na rua General Câmara, no Centro Histórico de Porto Alegre, reabriu nesta quinta-feira após ficar fechada desde maio, quando foi atingida pela enchente. Esta é a primeira agência financeira reaberta no quadrilátero central da capital, região que ficou alagada pelo evento climático. O gerente da unidade, Antônio Santos, avaliou o período como importante para contribuir com a reconstrução do entorno.

“É muito importante porque a gente pode atuar agora mais próximo ainda dos associados aqui da nossa região, nosso bairro Centro Histórico, com auxílio para as entidades, temos várias entidades que nós conseguimos apoiar durante todo esse período que estivemos fechados, mas agora é uma virada de página, retomar, ajudar na reconstrução do centro, na retomada das atividades e contribuir, continuar contribuindo para prosperidade do Centro Histórico “, analisou.
Ao todo, a cooperativa teve três agências diretamente atingidas pela enchente na região metropolitana, sendo duas em Porto Alegre, já reabertas, e uma em Canoas, que deve voltar a receber associados no fim deste mês. O vice-presidente do Sicredi Origens RS, Alcides Brugnera, citou que os custos para reconstruir as unidades foi de R$ 3 milhões.
“Falando em custos, nós vamos ter um custo de recomposição dessas agências, investimento na ordem de R$ 3 milhões nas três agências. Investimentos novos, porque aqui embaixo não resta nada. [Agência na] Farrapos, foi bastante afetada, alguma coisa, poucas coisas, foram reaproveitadas. A [agência] Matias [Velho, em Canoas] também teve de ser refeita” explicou.
O retorno das atividades foi marcado por um café da manhã com associados que utilizaram programas do Sicredi voltados à reconstrução. Participaram do encontro o vice-presidente do Sicredi Origens RS, Alcides Brugnera, o Diretor Executivo, Gerson Kunkel, o Gerente Regional de Desenvolvimento, Romeu Moreira, o Gerente de Expansão, Cristiano de Ávila, o Gerente da Agência Centro Histórico Antônio Santos, além dos associados Ildo Luiz Lando, proprietário do Restaurante Soledade, Alfredo Halim Rihn Filho, proprietário da Turispresso Rodoviária e Leonardo Galisteo, proprietário da Apcont Contabilidade.