Marca gaúcha de comida mexicana projeta expansão nacional

Projeto é, até 2028, inaugurar 150 franquias em todo o país

Crédito: Divulgação

Não é só o olhar de mercado do Oak’s Burritos y Bowls que inova, ao trazer para o público brasileiro os queridinhos da culinária do México com uma pegada californiana, mas sua atuação que desponta o modelo de negócio de franquias. Comercializando um produto que ainda não está generalizado na culinária fast food, já que existem poucos players de mercado, ela atrai o desejo de quem deseja empreender com diferencial e resultado. Por isso, até 2028, mira inaugurar 150 franquias em todo o Brasil.

Com a proposta de servir comida de verdade, apetitosa e rápida — o burrito fica pronto em menos dois minutos —, o Oak’s acabou atraindo a atenção dos clientes e, também, de quem ficou interessado em replicar este case sucesso. Fundada em 2010, a rede de comida mexicana que mais cresceu no Brasil fez um investimento de R$ 1,5 milhões em dois anos (de 2020 a 2022) para se tornar uma franqueadora.

“Trouxemos essa ideia ao Brasil após experiência nos EUA, e, por aqui, é um produto que ainda não está generalizado na culinária fast food. Ao experimentar, o cliente nota que é comida de verdade. E, para quem empreende, o Oak’s traz uma experiência internacional única dentro da sua cidade”, destaca Fabrício Maia Leite, sócio-fundador da Oak’s Burritos y Bowls.

SISTEMA FAST FOOD

Pioneiros na comercialização de burritos e bowls no sistema de fast food nacional, começou em 2023 a expansão do negócio através do sistema de franchising. E, por meio de um modelo próprio baseado na expertise da gestão das unidades, passou de quatro para 13 unidades.

Números que só aumentam a cada atualização dos memorandos da marca: neste mês de junho, Vila Velha (Espírito Santo) recebeu sua primeira loja; e o Rio Grande do Sul terá a inauguração de outras unidades nas cidades de Lajeado (em agosto), Passo Fundo (em setembro) e Novo Hamburgo (em outubro). Até o final de 2024, serão 19 unidades entre as regiões sudeste e sul.

O investimento previsto para o franqueado dar start neste projeto vai de R$ 250 a R$ 400 mil por empreendimento. O retorno sobre o valor aplicado ocorre de 16 a 24 meses, já que a Oak’s possui o diferencial de operar com dois centros de distribuição localizados no Sul e no Sudeste, facilitando a cadeia de logística e reduzindo custos da operação. “Ao montarmos nosso modelo de atuação, a cadeia de distribuição era fundamental, isso facilitou a manutenção do sabor dos produtos, além de reduzir custos e ter uma entrega rápida ao operador”, complementa Maia Leite.