Acampamento Farroupilha 2024 é lançado com novidades em Porto Alegre

Primeiro grande evento no Parque Harmonia após as enchentes de maio terá mais de 120 atrações culturais, feira de agricultura familiar e edição inédita de festival de música mirim

Foto: Camila Cunha / Correio do Povo

O Acampamento Farroupilha terá novidades para a edição de 2024, a 42ª, que começa no próximo dia 7 de setembro e encerra em 22 do mesmo mês, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. O lançamento, com a presença de diversas autoridades, ocorreu nesta segunda-feira, na Churrascaria Cultura Gaúcha, que integra o complexo. Uma delas será o caráter solidário do evento em seus 16 dias, com arrecadação de alimentos, produtos de limpeza, utensílios elétricos e domésticos. A meta é superar as duas mil toneladas do ano passado.

Depois do evento, eles serão encaminhados a famílias nas regiões da Capital mais afetadas pela enchente de maio, como Arquipélago, Humaitá, Sarandi e 4º Distrito. Ao todo, haverá 185 piquetes, cujas montagens iniciam em 17 de agosto e serão encerradas dois dias antes do começo do evento. Estão previstas mais de 120 atrações culturais em dois palcos, um deles homenageando o poeta e payador Jayme Caetano Braun, homenageado em uma estátua no parque e cujo centenário de nascimento é celebrado em 2024.

“Nossa prerrogativa era priorizar artistas que perderam tudo nas enchentes. Teremos mais de 30 nesta condição que perderam suas gaitas, instrumentos, suas casas e sua dignidade, se apresentando aqui no palco”, disse a secretária municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) de Porto Alegre e presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso. Outra novidade é a feira da agricultura familiar, desenvolvida em parceria entre as secretarias Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) de Porto Alegre e estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

O Acampamento Farroupilha, primeiro grande evento do Parque Harmonia após as enchentes, após o parque ter sido atingido por 2,25 metros de água, terá ainda a primeira edição do Pôr do Sol da Canção Piá, festival de música voltado ao público mirim. Ainda de maneira inédita, foi instituído o ecopila, moeda inspirada em experiência em comércios dos municípios de Montenegro e Pareci Novo, no Vale do Caí. Quem levar materiais recicláveis para descarte terá direito a trocá-los pelo “dinheiro ecológico”, para uso nos estabelecimentos comerciais do evento.

A diretora da GAM3 Parks, concessionária administradora do parque, Carla Deboni, apresentou ainda as novidades nas estruturas do Harmonia, que, segundo ela, registrou 60 dias de obras paradas em razão das enchentes, resultando em um prejuízo de R$ 18 milhões. Até o final de agosto, ou seja, antes do Acampamento, segundo a GAM3, serão concluídas a pavimentação da área central, 14 operações comerciais, embora ainda sem operadores permanentes, calçadas nas áreas de embarque e desembarque, e os chamados espaços Recanto da Erva Mate e da Poesia.

“Precisamos desta retomada. O parque já havia iniciado as obras, e acreditamos que todo o trabalho pesado já foi feito. Agora, começamos o período de colher os louros. As pessoas vão conseguir viver este novo Harmonia”, disse Carla. A patrona do Acampamento será a professora aposentada Vera Lúcia Menna Barreto, que já foi eleita 1ª Prenda do RS e cuja família ajudou a fundar o CTG Tiarayú, em Porto Alegre.

“Estou muito feliz de estar aqui, de representar as mulheres gaúchas e de Porto Alegre como patrona e de poder estar no Harmonia cultuando nossa tradição”, comentou ela. O vice-prefeito Ricardo Gomes disse ainda que o Acampamento Farroupilha representa a “união dos gaúchos”. “Quando o Rio Grande precisa, todos sabemos nos unir e sabemos a força que tem esse evento na união do estado, e em seu simbolismo para nossa cultura, arte, poesia e oportunidades de educação pras crianças que vêm aqui”, salientou ele.