Na comparação anual, produção industrial cresce 3,2%

Resultado foi impactado pelo desempenho do segmento de refino de petróleo

Na comparação com junho de 2023, o setor industrial brasileiro assinalou expansão de 3,2% em junho de 2024, com resultados positivos em quatro das quatro grandes categorias econômicas, 18 dos 25 ramos, 44 dos 80 grupos e 52,0% dos 789 produtos pesquisados. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta sexta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O setor industrial volta ao campo positivo na comparação interanual, lembrando que em maio houve queda. No mês de junho as 4 grandes categorias mostrando expansão e 18 das 25 atividades também mostraram crescimento, mesmo considerando o efeito calendário, já que junho de 2024 teve 1 dia útil a menos junho de 2023. Ainda assim, a produção industrial reverteu o resultado de maio, quando efeito calendário havia sido o mesmo”, lembra o gerente da pesquisa, André Macedo.

Entre as atividades, as principais influências positivas no total da indústria foram registradas por coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (17,5%), produtos alimentícios (2,4%), veículos automotores, reboques e carrocerias (5,9%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (18,4%).

Vale destacar também as contribuições positivas assinaladas pelos ramos de celulose, papel e produtos de papel (8,3%), de produtos químicos (4,1%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (10,1%), de bebidas (5,6%), de móveis (13,9%), de indústrias extrativas (0,9%), de outros equipamentos de transporte (9,8%) e de metalurgia (2,0%).

Por outro lado, ainda na comparação com junho de 2023, entre as sete atividades que apontaram redução na produção, impressão e reprodução de gravações (-22,8%) exerceu a maior influência na formação da média da indústria, pressionada, principalmente, pela menor produção dos itens papel-moeda (cédulas), impressos para fins publicitários ou promocionais em filmes e livros, brochuras ou impressos sob encomenda. Outros impactos negativos importantes foram assinalados pelos setores de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-5,0%) e de produtos diversos (-6,9%).