Enade das licenciaturas já tem data marcada

MEC divulgou o cronograma do novo exame que será aplicado para 370 mil licenciandos

Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasil / CP

A nova avaliação a ser aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) já tem cronograma definido. Ao divulgar o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das licenciaturas, o MEC revelou detalhes sobre como ocorrerá o processo a estudantes no país.

O exame será dividido em parte prática e teórica. Esta última terá prova aplicada no dia 24/11, em todos os estados. Estreando esse ano, o Enade das licenciaturas visa aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação de professores. Segundo o MEC, a estimativa é que essa edição tenha participação superior a 370 mil licenciandos de todo o país.

Neste modelo do Exame, os alunos serão avaliados pelo desempenho acadêmico e pelas habilidades de docência adquiridas nos estágios supervisionados obrigatórios. A avaliação prática é feita por meio de questionários, a serem respondidos pelo estudante, pelo supervisor e pelo orientador de estágio obrigatório.

A prova teórica terá duas partes: Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas; e específica de cada curso (serão 17 áreas de conhecimento de formação de professores contempladas: Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Computação; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras/Inglês, Português e Espanhol; Matemática; Música; Pedagogia; e Química.

Enade

Aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC), o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

As provas são de cumprimento obrigatório, e avaliam o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no país, em relação a conteúdos, competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional. O Enade também é importante instrumento para a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas educacionais e para a melhoria dos processos pedagógicos das instituições de Ensino Superior.