Até 31 de julho estão abertas as inscrições para o segundo curso da série de capacitações EaD voltadas para o público externo com o objetivo de multiplicar as informações estatísticas públicas que fomentam o debate sobre os problemas, demandas e prioridades da sociedade brasileira.
Desta vez, trata-se do curso “Conceitos e aplicações do Censo Demográfico em políticas públicas”, com duração de 30 horas, que também integra o Programa Censo Demográfico para a gestão pública, produzido em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), da Universidade Federal de Goiás (UFG).
As inscrições estarão abertas até o dia 31 de julho, pelo link: https://eadmin.ciar.ufg.br. O curso estará disponível a partir do dia 7 de agosto e os participantes terão até o dia 6 de setembro para concluí-lo. Os cursistas que apresentarem aproveitamento acima de 70% receberão um certificado após a conclusão.
NÚMERO DE VAGAS
Serão 500 vagas, voltadas preferencialmente para gestores e técnicos da administração pública municipal e estadual (sendo 40 vagas reservadas somente para o Rio Grande do Sul); servidores da rede capilarizada do IBGE; universitários (professores, estudantes e pesquisadores); e integrantes de movimentos sociais.
Caso haja mais interessados que não consigam fazer o curso em razão do preenchimento das vagas, será criada uma lista de espera para novas turmas. A relação com os nomes dos inscritos será divulgada dia 2 de agosto, na página https://ence.ibge.gov.br/index.php/2013-05-17-20-14-48/cursos-abertos-ao-publico.
Os cursistas que concluíram a capacitação “O papel do IBGE e a importância do Censo Demográfico”, primeiro dos quatro cursos EaD propostos para o Programa, ressaltaram sua importância ao proporcionar melhor entendimento acerca das atividades do IBGE e das pesquisas empreendidas pelo órgão, fundamentais para o estabelecimento de políticas públicas no País.
CURSOS EAD
O Programa ainda contará com dois outros cursos, todos EaD, também com a duração de 30 horas: “Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento econômico” e “Conceitos e Aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento sustentável”.
Os participantes que fizerem os quatro cursos com bom aproveitamento (acima de 70%) poderão se inscrever para a seleção para a “Oficina prática de formação de multiplicadores: elaboração de políticas públicas com base em dados do IBGE”. A oficina será remota síncrona e terá a duração de 32 horas.
Além destes, outros cursos serão ofertados a partir do segundo semestre, com temáticas relacionadas às áreas de Demografia, Estatística e Geografia.