A maioria dos avós gaúchos (55,6%) não possuía reserva financeira, enquanto 44,4% que dispunham de economias, 60% estão na faixa etária dos idosos. Este é um dos resultados do Projeto 60+ da Vitamina Pesquisa, ao apontar que 86% dos avós colaboram na criação dos netos, sendo que 27% ajudam de alguma forma e 25% contribuem financeiramente para o sustento das famílias.
Ainda, sobre o potencial econômico das pessoas com idades entre 65 e 69 anos, elas são a maioria entre os indivíduos que possuem reserva financeira, de acordo com a pesquisa que aferiu o comportamento de consumo dos porto-alegrenses em 2023, o que indica uma melhor administração financeira desse público e viabiliza a contribuição econômica nos núcleos familiares.
O Dia dos Avós é celebrado anualmente, desde 1957, e coincide com o dia de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus – o que também agrega cunho religioso à data. Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, considera que os avós desempenham múltiplos papéis na vida das famílias.
“Além de serem figuras de carinho e proteção, em muitos lares, os avós são uma presença constante no cotidiano dos netos, contribuindo para a formação de suas identidades e oferecendo suporte emocional”.
Apesar da significativa importância dos avós na estrutura familiar, a data ainda não possui a mesma relevância daquelas dedicadas a outras figuras mais consolidadas no calendário varejista, como o Dia das Mães e o Dia dos Pais. A pesquisa indica que a lembrança pela data é mais visível em eventos escolares do que em iniciativas individuais das famílias.
Uma possível explicação para a tímida relevância comercial do Dia dos Avós é a proximidade com outras datas comemorativas em que muitos avós também são presenteados. De acordo com o estudo da CDL POA para o Dia das Mães 2024, 17,3% dos consumidores pretendiam presentear sogras e avós durante o Dia das Mães, o que pode reduzir a intenção de compra específica para o Dia dos Avós.
O Brasil está caminhando para se tornar um “país idoso”, com o menor número de nascimentos registrado desde 2003 e um aumento significativo na expectativa de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030, o Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo.