Para suprir a demanda de trabalhadores que precisam deslocar para a Porto Alegre e que utilizam o Trensurb como opção de transporte até a estação Mathias Velho, em Canoas, local onde ocorre a baldeação para embarcar em ônibus da empresa Transcal e seguir para a capital, nesta terça-feira a empresa responsável pelo transporte público ampliou as linhas de ônibus que fazem o itinerário Mathias Velho/São Sepé. A medida é necessária tendo em vista que muitos usuários têm reclamado da insuficiência de carros, rotas diferenciadas até a chegada a Porto Alegre, além de demora nas viagens e no embarque.
Entretanto, diferente da linha cuja operação é custeada pela Trensurb que tem destino único ao Mercado Público, sem possibilidade de desembarque fora do ponto final de destino, os usuários que optarem pela linha ampliada pela Transcal nesta terça-feira, que faz o percurso via Avenida Farrapos, com destino à Zona Norte da capital – com paradas ao longo do trajeto -, precisarão desembolsar o valor de R$ 6,85. De acordo com a tabela divulgada pela empresa em seus canais oficiais, a ampliação do serviço vai possibilitar a circulação dos ônibus a partir das 5h10 até as 17h40, com intervalos de 5 minutos entre o horário das 5h10 às 7h05.
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), responsável pela fiscalização do serviço oferecido, informou que 40 ônibus operam dentro no sistema de baldeação entre Mathias Velho e Porto Alegre e que diariamente são feitas 246 viagens. Além disso, a Metroplan informou que está avaliando a demanda de passageiros e ampliando os serviços onde a oferta não esteja sendo suficiente. Ainda estão sendo ajustados os atendimentos da linha dedicada ao Trensurb e as demais linhas que atendem a cidade de Canoas.
O sistema de baldeação e gratuidade tem recebido críticas dos usuários. Ana Paula Dutra Azevedo, disse que tem enfrentado longas filas para realizar o embarque, além da demora em chegar ao destino final na capital. “No meu ponto de vista a gratuidade junto ao transporte público até a Capital deveria ser ampliada, enquanto o trem não volta ao normal. Seria justo para todos, pois precisamos manter nossos postos de trabalho.”