Com o intuito de prestar assistência à população de rua, o projeto Aquecimento Solidário realiza a terceira ação, nesta sexta-feira, em Porto Alegre. A partir das sete horas da noite, um grupo de voluntários, reunidos por meio da ONG Centro Social da Rua, vai distribuir cobertores, kits de higiene, roupas, além de uma refeição.
Segundo um dos coordenadores da ONG, Leonardo Tortorelli, o objetivo é dar o mínimo de conforto às pessoas que sobrevivem em situação de vulnerabilidade. Ele destaca que a entrega dos donativos é feita a partir de um mapeamento, e que entre os locais assistidos, estão Centro Histórico, Menino Deus, Cidade Baixa, Azenha e Independência.
Desde a primeira edição, que ocorreu durante o período da enchente, a estimativa é de que duas mil pessoas tenham sido atendidas, destas, aproximadamente mil especificamente em situação de rua. Segundo um levantamento da Fundação de Assistência Social (FASC), atualmente, 2.500 pessoas vivem em situação de rua em Porto Alegre. Destas, quatro mil, via Cadastro único, se declaram em situação de rua, com mais de mil acolhidas em iniciativas da prefeitura.
Saiba mais sobre a ONG Centro Social da Rua
De acordo com o coordenador da entidade, a ONG Centro Social da Rua foi criada a partir do projeto Banho Solidário, que desde 2016 oferece banhos à população de rua, em uma estrutura equipada dentro de reboques que, uma vez por mês, são deslocados para pontos distintos em Porto Alegre. Cada ação atende cerca de 70 pessoas. Atualmente, o projeto está fora de operação, já que a sede foi atingida pela enchente. Para voltar a ativa, os voluntários aguardam pela manutenção dos reboques. A expectativa é de que o Banho Solidário, assim como a Lavanderia de Rua, voltem a prestar atendimento ainda este mês.
Conheça todos os projetos da ONG: www.centrosocialdarua.com.br
Nas redes sociais: @banhosolidariopoa