O mercado de brinquedos no Brasil apresenta uma sazonalidade, com um pico significativo de consumo concentrado no segundo semestre do ano. Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, indicam que datas importantes como o Natal e o Dia das Crianças são responsáveis por quase 40% das vendas anuais, sendo que o Natal representa de 22% a 25% e o Dia das Crianças de 15% a 16%.
Segundo dados da Circana, o mercado brasileiro de brinquedos retraiu 13% em faturamento em abril de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. No entanto, ao considerar os primeiros quatro meses de cada ano, a retração foi de 8% no faturamento, com uma queda de 1% nas vendas em unidades e uma redução de 7% no preço médio dos itens vendidos. O levantamento indica estabilização, com a queda de faturamento sendo atribuída à redução do preço médio, e não ao número de itens vendidos.
Ainda de acordo com o levantamento da Circana, as super categorias, Externos e Esportivos, Brinquedos Infantis e Pré-Escolares apresentaram as maiores quedas em faturamento no início de 2024, enquanto eletrônicos, blocos de montar e pelúcias registraram crescimento.