Encontros virtuais avaliam desempenho econômico de setores produtivos gaúchos

Serão três lives que avaliarão os indicadores dos segmentos atacadista, industrial e varejista

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, retoma na próxima semana o ciclo de lives do programa Diálogos Setoriais, após dois meses de suspensão devido às enchentes. As transmissões, abertas ao público, serão realizadas pelo canal da Sefaz no YouTube e analisarão o desempenho econômico dos setores industrial, varejista e atacadista nos últimos meses. Nesse período, a atividade produtiva do Rio Grande do Sul foi fortemente impactada por danos à infraestrutura e à logística.

O retorno está marcado para 17 de julho, às 9h, com um debate sobre o panorama do atacado. Às 14h, será a vez de avaliar o desempenho da atividade industrial. Em 18 de julho, o setor varejista terá seus indicadores analisados. As transmissões contam com a participação de representantes da Receita Estadual e do setor privado.

“Serão apresentadas informações como volume de vendas, compras, bens de capital, fluxo interestadual de mercadorias, entre outros indicadores importantes para os segmentos produtivos. A divulgação desses dados, especialmente em um momento de retomada gradual da atividade econômica, serve como fonte qualificada de informações para a sociedade e se encaixa no compromisso da Receita Estadual de ampliar os canais de diálogo com os agentes econômicos do Estado”, afirma o subsecretário-adjunto da Receita Estadual, Giovanni Padilha.

DESENVOLVE RS

As lives fazem parte do programa Desenvolve RS, criado para ampliar o diálogo entre o fisco e os setores produtivos. Na prática, a iniciativa pretende subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas, especialmente as tributárias, e fornecer informações relevantes sobre o comportamento das transações dos setores econômicos do Estado, auxiliando na tomada de decisões sobre investimento e melhorando o ambiente de competitividade.

O Desenvolve RS é composto por três ações: as lives Diálogos Setoriais; a revista RS360o, que consolida mensalmente material sobre indicadores econômico-tributários dos setores, além de entrevistas e artigos; e o site Receita.Doc, que reúne diversas publicações técnicas da Receita Estadual, incluindo a revista RS360o.