Restaurante Popular das Ilhas reabre após ser atingido pela enchente

Local atende toda a comunidade do Arquipélago e tem a capacidade de distribuir 200 refeições diariamente

Adriano tenta retornar para sua casa e vai utilizar o restaurante enquanto não consegue cozinhar na própria residência Foto: Jeandro Michael / Rádio Guaíba

O restaurante popular que atende ao bairro Arquipélago retomou a operação hoje, de forma provisória, para entrega de marmitas. O refeitório deve ser reaberto amanhã. O local, que foi atingido pela enchente em maio deste ano, fica na rua Oscar Schmitt, 67, na Ilha da Pintada. Com capacidade de 200 refeições por dia, funciona de segunda a sexta-feira e atende, ainda, moradores das ilhas das Flores, Grande dos Marinheiros e Pavão.

Éverson Bitello é um dos coordenadores do Restaurante Popular da Ilha e ressalta a importância do espaço, principalmente no período pós-enchente.

“Vemos isso como uma espécie de alento para quem perdeu tudo e está tendo muita dificuldade. Temos também muitas pessoas que não têm onde preparar esses alimentos, porque a casa ainda está em processo de reconstrução. Muitos nem limparam a casa ainda, vizinhos nossos nem abriram a casa ainda. Então eu vejo esse serviço como de extrema necessidade, nesse momento é um alívio para a comunidade servindo pelo menos uma refeição”, relatou Bitello.

Retorno às residências

O trabalho de recuperação na região, onde ainda há grande quantidade de areia nas ruas, além de vestígios de casas que foram parcialmente ou totalmente destruídas, segue sendo realizado pelas equipes. Nessa segunda-feira, trabalhadores e máquinas contratadas pela prefeitura de Porto Alegre estavam no local.

O pescador Adriano Moraes é um dos poucos moradores que já está planejando o retorno. Ele está realizando limpeza completa na residência, na Rua Bananal, que segue alagada devido a problemas de esgoto. A água baixou, no entanto, o suficiente para dar inicio ao trabalho e Adriano aproveitou a oportunidade. O local fica próximo ao Restaurante Popular, onde optou por pegar a marmita. O pescador que, está alojado na casa de parentes, conta que perdeu tudo. Apesar do desejo de voltar para casa o mais rápido possível, no futuro, quer sair dali.

“Tempo é dinheiro, então a gente com certeza vai pegar as marmitas hoje e vamos almoçar aqui em casa. Sobre a casa, eu vou retornar, porque é o único bem que a gente tem. No momento que começar a melhorar um pouco eu vou botar a vender, vou embora. Moro aqui há 56 anos e sei que é uma lágrima que vai ficar pra trás, mas infelizmente passar por isso de novo é muito complicado”, desabafou Moraes.

Restaurantes populares

Os espaços oferecem refeições gratuitas às pessoas em situação de rua, além de idosos e famílias em alta vulnerabilidade social. Para acessar o serviço basta integrar o Cadastro Único. Quem não tiver o cadastro, no entanto, pode solicitá-lo na hora.

Os restaurantes funcionam a partir das 11 h, de segunda a sexta nos seguintes endereços:

  • Na Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 
  • Na Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 
  • Na Restinga: estrada Chácara do Banco, 71
  • No Rubem Berta: rua Caetano Fulginiti, 95 
  • Na Ilha da Pintada: rua Oscar Schmitt, 67 

O restaurante do centro funciona todos os dias também a partir das 11h, na rua Garibaldi, 461.