Um dos destaque da semana na economia vem do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) dos EUA, que será conhecido na quinta-feira, 11, às 09h30. O mercado vai avaliar se os dados vêm abaixo das projeções, como ocorreu em maio, ainda mais que o mercado de trabalho americano está apresentando, mesmo que lentamente, uma desaceleração.
“Número abaixo do consenso vai reforçar o otimismo do mercado com o início do corte de juros pelo Fed a partir de setembro”, avalia Leandro Manzoni, analista de economia do Investing.com. A expectativa é de que o IPC tenha subido 0,1% em junho ante 0% em maio, o que acumularia uma alta de 3,1% ante 3,3%. Em relação ao núcleo, que exclui preços voláteis como alimentos e energia, a expectativa é de manutenção de alta de 0,2% na base mensal e 3,4% no anual.
A semana terá outros dados econômicos importantes dos EUA e de outros países. A China também divulgará os dados de inflação. Na terça-feira à noite, 9, serão conhecidos os níveis de preço ao consumidor e ao produtor. Na quarta-feira, o mercado dos EUA vai avaliar a saúde do mercado imobiliário com juros de hipotecas de 30 anos e o pedido de hipotecas.
O Reino Unido entra em foco na quinta-feira, 11, com dados de Produto Interno Bruto (PIB), produção industrial e balança comercial. Na sexta-feira, 12, será a vez da inflação ao produtor dos EUA, enquanto no sábado os dados do comércio exterior da China serão divulgados.