As águas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio deixaram, além de um rastro de destruição, uma marca no peito de todos os gaúchos. Mas, apesar de toda a dor, é preciso superar e se permitir redescobrir o nosso Porto para que a cidade volte a ser Alegre. Este é o mote da campanha “Nosso Porto Alegre de Novo”, que será lançada nesta segunda-feira, 8 de julho, Dia Mundial da Alegria.
Idealizada pelo DestinoPOA, plataforma oficial de turismo e eventos da cidade, o objetivo é mostrar para moradores e visitantes que para reerguer a capital é preciso vivê-la. Consumir produtos e serviços locais é essencial para superar a crise causada pela catástrofe e, neste momento, também é um ato humanitário.
Para isso, o portal destinopoa.com.br está dando espaço de destaque para a campanha. “Queremos que, apesar de tudo, nossa cidade volte a sorrir. Por meio do DestinoPOA, vamos conectar as pessoas e os estabelecimentos, oferecendo o mais completo catálogo de negócios de Porto Alegre”, explica Gabrielle Signor, gerente do projeto e sócia da Somos.RS, grupo especializado em negócios de turismo. Até o momento, o portal tem mais de 230 empreendimentos cadastrados.
AUDOCADASTRO
Ao navegar no site ou no Instagram (@destinopoaoficial), é possível escolher o que fazer ou comprar entre as inúmeras opções disponíveis, que incluem gastronomia, comércio e entretenimento. Os usuários também conseguem acompanhar o status referente aos estabelecimentos que estão abertos ou fechados. A campanha conta ainda com a venda de vouchers solidários – em que parte do valor será doado a empresas impactadas pela enchente.
Outra novidade que chega com a campanha é a possibilidade de autocadastro para o catálogo de negócios do portal, em destinopoa.com.br/cadastro. Empresários ou colaboradores responsáveis podem incluir empresas, experiências ou produtos, a fim de centralizar as informações de estabelecimentos da cidade e facilitar a busca dos moradores e visitantes.
O objetivo é que as pessoas realizem ações simples do cotidiano, mas muito significativas para esse momento de redescobrir a cidade. “Na hora das refeições, pedimos que procurem restaurantes e lancherias de Porto Alegre. Que no momento de comprar ou doar roupas, busquem lojas ou marcas locais e também que consumam o trabalho de profissionais liberais e autônomos, como cabeleireiros, diaristas, instrutores de exercícios e freelancers. Dessa forma, entendemos que vamos fazer a economia voltar a girar mais depressa”, pondera a sócia da Somos.RS.
Quem mora em outras localidades também pode participar desse movimento, tendo em vista que existem empresas da capital gaúcha que vendem para outros estados, como marcas de roupas e acessórios, cervejarias, vinícolas e muitas outras opções. “E, se alguém tem viagem marcada para Porto Alegre, pedimos que não cancele, mas remarque. É com esse fluxo que vamos recuperar os negócios e levar pequenas doses de felicidade às milhares de vidas duramente afetadas pela inundação”, completa Gabrielle.
ESCOLHA
E quem melhor do que os próprios porto-alegrenses para contagiar as pessoas e motivá-las a sair de casa e voltar a sorrir? Pensando nisso, personalidades gaúchas conhecidas da cidade e até de fora daqui foram convidadas a vestir a camiseta da campanha e ir ao seu local preferido da capital fazer uma foto e “dar um gás” na vontade de redescobrir Porto. Profissionais de comunicação, da alta gastronomia, influencers, comediantes, músicos, empresários, entre tantos outros, foram convidados para fazer esses registros e divulgar nas suas redes sociais, criando uma grande conexão do bem.
Ao comprar um voucher solidário, o consumidor vai apoiar a retomada da cidade de duas formas: garantindo o consumo em um estabelecimento local e doando parte deste valor. Entre as empresas solidárias que já aderiram à campanha estão o charmoso Café da Catedral e a Quinta das Tarumãs – propriedade que faz parte dos Caminhos Rurais. Os beneficiados serão empreendedores do Centro Histórico – região fortemente afetada pela histórica cheia – que ainda não conseguiram retomar as operações. Eles serão indicados pelas entidades que estão apoiando a campanha: CDL, Sindha, Sindilojas, Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau e Sebrae. “Nosso objetivo é que moradores e visitantes conheçam e aproveitem essa cidade pujante, inovadora, com rica cultura e gastronomia diversa. A partir dessa corrente valorosa e empática, vamos reconstruindo cada pedaço e cada canto de nossa cidade e dos nossos corações”, finaliza Gabrielle.