Os moradores das quatro cidades do sul do Estado (Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul) seguem atentos a situação da Lagoa dos Patos. O Comitê de Eventos Extremos da Universidade Federal de Rio Grande ( FURG) que divulgou nesta quinta-feira, o 24º Boletim de Acompanhamento do Fenômeno Climático Extremo.
A equipe de pesquisadores apresentou uma nova simulação da previsão do comportamento do nível da Lagoa dos Patos, e os dados indicam permanência do nível da Lagoa próximo à cota de inundação porém com uma tendência de redução ao longo do tempo. É importante salientar, entretanto, que em algumas áreas de Rio Grande onde a elevação do terreno é mais baixa, condições de enchente podem ocorrer.
Está previsto um leve aumento até este sábado, oscilando em torno de 1,85 m mais ou menos 13 centímetros. Ainda é possível observar que há uma tendência de redução de 15cm no nível previsto para o Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar) neste período.
Para a cidade de São José do Norte, a previsão é que até sábado o nível terá uma tendência de redução de aproximadamente 15cm. Em Pelotas, a previsão também observa que o nível terá uma tendência de redução em aproximadamente 25 cm neste período. Para a cidade de São Lourenço do Sul, o boletim também indica que o nível terá uma tendência de redução em aproximadamente 20cm no mesmo período.