Atingidos pela enchente em Porto Alegre terão isenção na conta de água por mais um mês

Usuários que não são beneficiados pela tarifa social ficam isentos em julho

Foto: Camila Cunha / Correio do Povo

Os moradores das regiões de Porto Alegre que foram atingidas pela enchente de maio de 2024 terão isenção na conta de água por mais um mês. O prefeito Sebastião Melo anunciou, na tarde desta terça-feira, 2, que a prefeitura renovou o acordo. O aditivo foi assinado por Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Defensoria Pública do Estado, Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e Município de Porto Alegre.

De acordo com Melo, o termo abrange usuários que não são beneficiados pela tarifa social. “Esta é uma forma singela de dar fôlego para que as famílias possam reconstruir suas vidas”, definiu o prefeito em publicação no X (ex-Twitter).

O promotor de Justiça Marcos Centeno, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, afirmou que “a preocupação é justamente com as famílias que ainda não conseguiram limpar as suas casas e que a isenção deve beneficiar especialmente moradores de bairros como Sarandi, Humaitá e Navegantes, que foram severamente afetados pela enchente”.

Em maio, havia sido firmado um acordo que isentava usuários da tarifa social do pagamento até outubro, o que segue valendo. Para os clientes que não são são beneficiários, a isenção definida era de dois meses: maio e junho. Com o novo acordo, esses usuários ficam isentos da tarifa também em julho.