A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira, três suspeitos de roubos a empresas durante as enchentes em Eldorado do Sul. A Operação Improbus cumpriu, ao todo, sete medidas cautelares, entre mandados de busca e apreensão e mandados de prisão.
Conforme a titular da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, Luciane Bertoletti, dois presos tinham cargos comissionados na Câmara de Vereadores do município e atuaram como voluntários da Defesa Civil durante a tragédia climática. Os suspeitos utilizaram equipamentos do órgão para levar caixas de mercadorias.
“Eles usaram uma retroescavadeira que era utilizada nos trabalhos de apoio e ingressaram em uma das empresas levando caixas de mercadorias. Depredaram também, porque a retro entrou no local e ela depredou algumas partes da empresa e dali eles retiraram caixas de alimento”, explicou.
Em depoimento, ambos relataram que teriam doado para crianças e distribuído os alimentos entre familiares. O terceiro suspeito preso nesta sexta é vinculado a uma operação anterior, também relacionada a roubos e furtos durante a enchente.
Na primeira operação foram cumpridos simultaneamente 25 mandados de busca e apreensão e oito prisões preventivas, resultando na prisão de 10 indivíduos e toneladas de materiais provenientes dos crimes.