Congresso reúne lideranças da Federasul na Serra gaúcha

Retomada será o principal tema do evento em Bento Gonçalves

Foto: Federasul / Divulgação

A 20ª edição do Congresso da FEDERASUL e 3ª edição do Congresso de Mulheres Empreendedoras, que se realizará de quinta-feira, 27, até sábado, 29 de junho, em Bento Gonçalves, desta vez, mais do que nunca, servirá para debater ideias em sintonia com  a posição da entidade, especialmente, no enfrentamento das dificuldades para a reconstrução do Rio Grande do Sul após as calamidades de maio deste ano que causaram imensos prejuízos ao Estado. O evento reunirá lideranças empresariais das 189 entidades filiadas, que juntas representam mais de 80 mil empresas sediadas no RS.

Tendo como tema principal a Retomada Econômica do Rio Grande do Sul: reconstruindo com inovação e resiliência, a programação terá início às 17 horas do dia 27 com um painel interativo para atualizar o Manifesto do Empreendedor Gaúcho, lançado em junho de 2023 e que traçou um diagnóstico e cenário do Estado em 2035, quando serão comemorados os 200 anos da Revolução Farroupilha. A FEDERASUL entende que após as enchentes que devastaram o Estado são necessárias novas avaliações do que será possível prever e realizar para o resgate da competividade do Estado neste novo cenário.

A manhã do dia 28 terá como pauta A esperança, a fé e a resiliência: atitudes femininas que impactam na vida da família e no entorno. O tema será abordado pela empresária e educadora Soraia Schutel, uma das fundadoras da escola de líderes Sonata. Rosane Roxo, de Camaquã e Viviane Bender, de Cruz Alta também serão palestrantes e vão falar sobre Coragem, força e intuição feminina.

PALESTRA

A tarde contará com uma palestra de abertura do presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa. Em seguida um painel com a participação de deputados para debater as Convergências nas Políticas Públicas para o resgate através do Empreendedorismo. Os desafios, superações e oportunidades na reconstrução será o próximo assunto a ser apresentado pela diretora-presidente da Corsan, Samara Takimi e pela CEO da Fruky, Aline Eggers. Elas vão falar sobre resiliência empresarial e os negócios do futuro.

No sábado, dia 29, o tema Capacitação e Desenvolvimento de habilidades: motivação para reconstruir o nosso Estado será apresentado por Kika Giordano, especialista em Branding e comunicação estratégica. Logo após, o CEO do Instituto Cadeira, Pedro Valério e o vice-presidente da Icatu Seguros, César Saut vão abordar os temas inovação e sustentabilidade na reconstrução.