Vendas do comércio físico têm queda em maio, aponta Serasa Experian

Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios foi o setor com maior crescimento no período (2,0%)

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Os dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian mostram que, em maio, as vendas do varejo físico brasileiro registraram queda de 0,7% na comparação com o mês anterior. Na visão por setores, três dos seis segmentos que tiveram alta foram: “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (2,0%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (0,7%) e “Combustíveis e Lubrificantes” (0,4%).

A redução nas vendas registrada em maio foi puxada pelos setores mais sensíveis ao crédito. “Isto pode ter sido um reflexo da elevação das taxas de juros de médio e longo prazos, que entram na formação do custo do crédito, por causa do recente acirramento das incertezas quanto à condução da política fiscal. Além disto, grande parte da população segue inadimplente e a opção por fazer novas aquisições acaba ficando em segundo plano”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

VARIAÇÃO ANUAL

No comparativo entre maio deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento das vendas do comércio físico foi de 3,1%. Nesse cenário, o setor de “Combustíveis e Lubrificantes” teve a maior expansão, de 7,9%, seguido pelo de “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios”, que cresceu 5,6%, “Veículos, Motos e Peças” (4,9%) “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (2,3%) e “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (2,3%). O setor de “Material de Construção” foi o único que apresentou retração no período (-1,7%).