A Inteligência Artificial está cada vez mais inserida e auxiliando no cotidiano de diversas áreas. E na área da gastronomia não podia ser diferente. Recentemente, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de bares e restaurantes (Abrasel) com 2.128 empresários do setor em todo o Brasil, revelou que 28% dos bares e restaurantes brasileiros já utilizaram IA em determinado momento.
Para especialista em negócios gastronômicos Bianca Fraga, o recurso pode ajudar muito o empresário e quem não adotar pode ficar para trás. “A IA pode ajudar com respostas a avaliações, entender padrões e fazer projeções do movimento e de faturamento. As opções que existem no mercado são acessíveis e com baixo custo”, diz.
Segundo Bianca, aplicativos e programas de computador que ajudam no aumento de produtividade e de previsibilidade de mão de obra e compra de insumo precisam fazer parte de todos os bares e restaurantes. “A Inteligência Artificial tem impactado a produtividade e automaticamente aumentado a lucratividade de muitos estabelecimentos. Por isso é de extrema importância que os estabelecimentos se atualizem para que não sejam engolidos pela concorrência”, orienta.
A especialista em negócios gastronômicos cita como exemplo o app Alô Chefia, que ajuda a gestão de compras, controle de desperdícios, análise de fichas técnicas com auditoria dos custos e pesos dos insumos.