Mutirão para emissão de documentos gratuitos pós enchente começa a funcionar em Porto Alegre

A ação vai atender gratuitamente a população até o próximo domingo (23)

Foto: Ricardo Giusti

O serviço começou a valer a partir desta segunda-feira no estacionamento do shopping total. A iniciativa conjunta entre os Poderes Judiciário e Executivo estadual oferece atendimentos especializados às vítimas das enchentes que atingiram o Estado, além de promover acesso à documentação básica. A emissão de documentos é totalmente gratuita. A abertura do projeto Central Cidadania contou com a participação de ministros, secretários e outras autoridades.

Conforme o ministro dos direitos humanos, Silvio Almeida, a ação conecta novamente as pessoas ao direito de cidadania no momento pós enchente.

“O governo federal não irá faltar ao Rio Grande do Sul. Estaremos aqui até o último dia. Temos muito orgulho e um senso de responsabilidade muito grande em participar dessas ações. Nós precisamos devolver para o Rio Grande do Sul o que o Estado fez e faz pelo Brasil.”

As entidades terão guichês no local e realizarão consulta e emissão de segundas vias de certidões de nascimento e casamento, de carteira de identidade, do CPF e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros documentos. Além disso, serão prestados serviços de perícia médica e de orientação jurídica. Ana Paula é moradora de eldorado do sul e hoje foi até o local para refazer o registro de imóvel da família e a certidão de óbito do pai.

“Eu perdi os documentos na enchente e agora pretendo recuperar, essa ação está sendo fundamental para todos os atingidos. É um pouco de esperança para que possamos recomeçar”.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos RS, Fabrício Peruchin, esteve presente a abertura oficial do mutirão e declarou que a ação é algo histórico no Estado. “Pela primeira vez na história essas instituições se reúnem, por uma semana, no mesmo local, para oferecer serviços e documentos públicos para a população tristemente afetada por esses eventos catastróficos pelos quais ainda estamos passando”.

A primeira edição do evento Central Cidadania ocorre entre esta segunda-feira (17/6) e domingo (23/6), das 13h às 18h, no estacionamento do Shopping Total, em Porto Alegre. O mutirão também deverá ser realizado em outras cidades do Estado ainda neste ano.

Durante a ação, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) colocará em circulação ônibus que farão o transporte gratuito diretamente dos abrigos da Região Metropolitana para o Shopping Total. Estão inseridas na escala dos transportes os seguintes municípios: Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia.

Confira os locais e horários das saídas dos ônibus:

Cachoeirinha
Segunda viagem: saída/retorno: 12h/15h
Partida: Av. Gen. Flores da Cunha, 2209, São Vicente de Paulo, Cachoeirinha – RS

Eldorado do Sul
Saída/retorno: 13h/16h30
Partida: Estr. da Arrozeira, 270, Centro, Eldorado do Sul – RS

Guaíba
Saída/retorno: 13h/16h30
Partida: Av. Nestor de Moura Jardim, 1155, Bairro Colina, Guaíba – RS
Parada: Av. Lupicínio Rodrigues, 1010, Bairro Santa Rita, Guaíba – RS

São Leopoldo
17 a 20 de junho
Saída/retorno: 12h/16h
Partida: Alojamento Centro de Eventos – Av. São Borja, 1860, Rio Branco, São Leopoldo – RS
Parada 1: Alojamento Monte Alverne – Rua São José, 568, Bairro São José, São Leopoldo – RS
Parada 2: Rodoviária de São Leopoldo – R. Dom João Becker, 665, São Leopoldo – RS

Sapucaia do Sul
21 a 23 de junho
Saída/retorno: 12h/16h
Partida: Rua Soledade, 127, Bairro Zoológico, Sapucaia – RS
Parada: Rua Sebastião Fausto, 245, Bairro Fortuna. Em frente ao Ginásio Otaviano Silveira