O município de São Sebastião do Caí vive, mais uma vez, momentos de tensão devido à rápida elevação do nível do Rio Caí neste domingo. Segundo informações da Prefeitura local, o rio e o arroio Forromeco estão em intensa elevação devido às chuvas intensas na região serrana.
Conforme comunicado oficial da Prefeitura, a situação se agravou rapidamente ao longo do dia, com chuvas persistentes contribuindo para o aumento do nível dos rios. A população foi orientada a tomar medidas preventivas, como levantar pertences e buscar abrigo em locais seguros.
Dados atualizados pela Prefeitura mostram que às 10h30 da manhã, o nível do Rio Caí estava registrado em 4,30 metros. Em poucas horas, até às 15h, o rio subiu mais de dois metros, atingindo a marca de 6,68 metros.
Antes das 16h, o nível já ultrapassava a cota de alerta, que é de 7 metros. Às 18h, o rio continuava em elevação, registrando 8,90 metros. Às 19h o Caí chegou aos 9,34m, a pouco menos de um metro de atingir a cota de inundação na cidade, que é de 10,50 metros, o que aumenta a preocupação das autoridades e da população local, que já sofreu por inundações nos últimos meses.
Defesa Civil alerta para aumento no nível do Taquari
Assim como o Caí, o Rio Taquari também deixa a população das cidades da região em alerta. Na noite deste domingo, a Defesa Civil publicou um alerta devido ao risco de inundação. A população é orientada a evitar áreas de risco.
Nas cidades do Vale do Taquari, o rio subiu cerca de 68cm em apenas uma hora, entre as 18h e 19h deste domingo. Já em Muçum, a elevação foi de 1,63 no mesmo período e elevou o nível para 9,41. A cota de alerta do Taquari é de 15m, enquanto a cota de inundação é de 18m.