A Junior Achievement Rio Grande do Sul, referência em educação empreendedora para jovens, lançou o programa Liderança Comunitária. Nesta edição, a iniciativa busca promover melhorias nas instituições de ensino afetadas pelas enchentes no Estado e apoiar famílias atingidas, ao mesmo tempo em que trabalha o protagonismo jovem, capacitando estudantes para enfrentar desafios comunitários. O programa começou nesta quinta-feira (13) e busca doações.
Cada escola participante receberá um valor mínimo de R$ 15 mil para implementar as soluções propostas. Na tarde desta sexta, 14, a ONG entregou mais de 5 mil mochilas no centro de distribuição da SEDUC, e entregará no Tecnopuc, 40 cartões do programa “De Volta pra Casa”, cada um no valor de R$ 3 mil, para famílias de alunos atingidos pelas enchentes.
“Com uma metodologia própria, baseada no Design Thinking, estamos capacitando e incentivando estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental a desenvolver soluções para os problemas das suas próprias escolas, com o apoio de profissionais voluntários. As melhores propostas serão executadas, com os recursos das doações —, explica Gustavo Ene, presidente do Conselho Consultivo.
O programa Liderança Comunitária já está em andamento na Escola Estadual Almirante Bacelar. Uma obra no muro da escola está sendo realizada para mitigar os riscos da próxima chuva, além dos consertos dos vidros quebrados e dos portões. O projeto envolve, inicialmente, oito instituições, incluindo cinco escolas estaduais de ensino médio (Escola Almirante Bacelar e Colégio Caldas Junior, em Porto Alegre; Escola Bento Gonçalves, em Canoas; Firmino Acauan e Olindo Flores da Silva, em São Leopoldo), uma organização da sociedade civil, a Acompar – Ação Comunitária Paroquial e duas escolas municipais de ensino fundamental em São Leopoldo, Escola Acácia Mimosa e Escola Paulo Beck.