Em comunicado, a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública informou que alguns hospitais estão descumprindo a liminar obtida pela entidade no dia 3 de maio, para beneficiar os usuários do IPE Saúde. A liminar, concedida em resposta ao pedido de tutela antecipada, determinou que os 18 hospitais que haviam anunciado a suspensão dos atendimentos mantenham seus serviços aos segurados do IPE Saúde, sob pena de multa diária de R$ 100 mil por descumprimento.
Diante do descumprimento, a União Gaúcha solicitou ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) a aplicação imediata da multa estipulada. No comunicado, a entidade reforça a importância do cumprimento da decisão judicial para garantir que todos os segurados do sistema estadual de saúde continuem recebendo os atendimentos necessários. Conforme a União Gaúcha, a decisão judicial é clara e visa proteger os direitos dos segurados do IPE Saúde, assegurando que o acesso aos serviços de saúde não seja interrompido.
A União Gaúcha, composta por 22 entidades representativas dos servidores públicos do Estado, afirmou, também, que acompanhando de perto a situação e tomando as medidas cabíveis para garantir o cumprimento integral da liminar.