A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com sede em Porto Alegre, permanecerá com as atividades acadêmicas suspensas até 30 de junho. Já o retorno presencial dos servidores técnico-administrativos e docentes vai ocorrer na próxima segunda-feira, 17. A medida não se aplica aos servidores afetados pelo desastre climático, destaca a portaria. O retorno integral às atividades acadêmicas está previsto para ocorrer em 1° de julho.
Segundo o comunicado emitido pela Ufrgs, a decisão considera o estado de calamidade pública reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e se justifica devido às dificuldades de mobilidade, falta de energia elétrica e dificuldade de comunicação por conta das inundações.
O novo calendário escolar, com orientações para o retorno, deverá ser encaminhado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufrgs ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Um Plano de Inclusão e Resgate Acadêmico, a ser elaborado pela Universidade, poderá prever turmas e calendários distintos para estudantes atingidos pelas chuvas.