Analistas apostam que Fed deve manter taxa de juros inalterada nos EUA

Expectativa é que o percentual se mantenha no intervalo entre 5,25% e 5,5%

Crédito: Freepik

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) divulga nesta quarta-feira, 12, a taxa Fed Funds. Conforme analistas da plataforma Investing.com, a tendência é que a autoridade norte-americana mantenha inalterado o indicador no intervalo entre 5,25% e 5,5%, conforme a expectativa de 97,8% do mercado de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do br.investing.com.

Os holofotes estarão, no entanto, nas projeções econômicas dos membros votantes do Fomc para este ano, 2025 e 2026, entre os quais Produto Interno Bruto (PIB), taxa de desemprego, índice cheio e núcleo do PCE e a taxa Fed Funds. Divulgado a cada duas reuniões de política monetária do Fomc, o relatório de projeções econômicas aponta a visão mediana dos membros do Fed para a economia americana nos próximos anos e apresenta indicativos para futuras decisões de política monetária.

E o enfoque na próxima reunião, para os investidores, estará na projeção da taxa Fed Funds para este ano. Nas duas últimas divulgações, a mediana para taxa Fed Funds para 2024 foi de 4,6%, o que corresponderia a um corte de 0,75 ponto percentual este ano. Com a aceleração da inflação no primeiro trimestre e acima das projeções do mercado, os discursos de membros votantes do Fed, inclusive do presidente Jerome Powell, foram de cautela, descartando corte de juros no curto prazo, além de sugerir possibilidade de retomada de altas caso a inflação não cedesse e se distanciasse da meta de 2% ao ano.

RALI NOS MERCADOS

A projeção inicial da taxa Fed Funds de 4,6% para 2024 engatou um rali nos mercados acionários em dezembro do ano passado, quando foi divulgada pela primeira vez, inclusive com os investidores se animando com a projeção de que o primeiro corte de 0,25 ponto percentual seria em março em um total de 6 no ano. Agora, as projeções do mercado são de ao menos dois cortes de 0,25, um setembro e outro em dezembro, embora com uma parcela considerável considerando um único corte em dezembro.

Conforme o analista da plataforma, Leandro Manzoni, há um risco elevado de correção no mercado após a divulgação das projeções econômicas, especialmente se a mediana da taxa Fed Funds apontar ausência de corte de juros este ano. “Porém, o mais provável é que as projeções apontem a possibilidade de um ou dois cortes em 2024, sendo que a projeção de apenas um corte pode também levar a uma correção”, diz.

Por isso, as atenções também estarão voltadas para o dot-plot, um gráfico de pontinhos no qual cada ponto representa a visão de cada membro do Fomc para a taxa de juros americana para os próximos anos. Em março, o dot-plot apresentava uma maioria apontando a taxa de juros americana no intervalo entre 4,5% e 4,75% no fim deste ano. Na divulgação de amanhã, é provável que a maioria fique entre 4,75% e 5%, sem descartar a possibilidade de ao menos um empate de membros votantes projetando a taxa Fed Funds entre 5% e 5,25%, além do crescimento de visões apostando na manutenção das taxas.