Com o recuo das águas da Lagoa dos Patos no Laranjal, a Prefeitura de Pelotas iniciou nesta sexta-feira o mutirão de limpeza e recolhimento de entulhos nos balneários Valverde e Santo Antônio. Ainda há algumas ruas com água. A área foi a mais atingida pelo avanços das aguas da Lagoa, na enchente que é considerada a maior da história do município.
Mais de cem funcionários ligados a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura estão realizando o trabalho. A antiga sede do Valverde Praia Clube irá servir temporariamente para o armazenamento de todo o material recolhido.
A orientação é que a população que esteja limpando suas residências coloque os resíduos em frente as suas casas para que as equipes da Secretaria realizem o recolhimento. De acordo com a titular da pasta, Lúcia Amaro, áreas que ainda registram alagamento ou atingidos que ainda não tenham retornado para as suas casas na região também serão atendidos pelos serviços da Prefeitura em ações agendadas para os próximos dias.
Além do recolhimento de entulhos, o mutirão inclui serviços de microdrenagem, limpeza e pintura de meios-fios, roçado, varrição e sangrias das águas nas ruas. Na orla estão previstas varrições e limpeza. Maquinários como retroescavadeira e caçamba serão reforçados conforme a quantidade a ser recolhida em via pública. O serviço deve ser retomado na segunda-feira.