Completando um mês fora de operação, a rodoviária de Porto Alegre voltou a sofrer com alagamentos nesta segunda-feira. O diretor do terminal, Giovanni Luigi, explicou que alguns espaços da estrutura foram atingidos por causa do represamento do Guaíba e devido às fortes chuvas que caíram durante a manhã.
“Hoje, provavelmente foi pelo fator chuva, que pela manhã foi intensa, consistente e, também, o vento sul. A água acabou subindo pelas bocas de lobo em torno de 20 centímetros, justamente naquele corredor de acesso ao embarque intermunicipal. Mas agora já reduziu e praticamente nós estamos somente com o lodo ali. Vamos continuar avaliando essa questão amanhã”, disse o gestor.
Uma força-tarefa composta por quatro caminhões e diversos trabalhadores realiza a limpeza no local, considerada prioridade por Luigi no momento. Ainda não existe prazo para o retorno das atividades na rodoviária que, segundo ele, vai depender de fatores climáticos, da recuperação de espaços e do retorno da energia.
Enquanto isso segue em operação o terminal provisório na avenida Antônio de Carvalho, no bairro Agronomia, na zona Leste. Em funcionamento desde o dia 9 de maio, o local conta com mais de 30 horários partindo de Porto Alegre para diversos destinos do estado.