Alagamentos voltaram a ocorrer, na manhã desta segunda-feira, em áreas do bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. O nível do Guaíba voltou a crescer, atingindo nas primeiras horas do dia 3,85m no Cais Mauá, ou seja, 25 cm acima da cota de inundação.
É o caso do trecho entre as avenidas Aureliano de Figueiredo Pinto e Borges de Medeiros. A água forma poças que cobrem o acesso aos imóveis, como no caso do prédio 1 do Foro Central de Porto Alegre. A via está bloqueada e entulhos flutuam na inundação.
A frente do 1º Batalhão do Corpo dos Bombeiros Militar, está alagada. No entanto, até as 8h35min, veículos ainda conseguiam acessar o local.
A água também sobe na avenida Praia de Belas, onde também há bueiros que extravasam. Ali, o esgoto forma correntezas e sobe em parte das calçadas.
O retorno da inundação seria causado pelo vento sul, que represou o Guaíba e faz com que a água retorne na região, de acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O órgão também explica que o escoamento das águas pluviais é através da gravidade para o arroio Dilúvio. Como o nível do lago Guaíba segue elevado, o arroio também está com a capacidade comprometida, o que faz com que a água que deveria escoar, retorne pelas bocas-de-lobo.
A diferença do nível pode ser notada justamente em razão da instabilidade do nível do Guaíba.