O evento foi realizado nesta quarta-feira (29). As ações do projeto capitaneado pelo Sesc/RS, cujo objetivo principal é promover hábitos mais saudáveis e a prática de atividades físicas, foram adaptadas a fim de incentivar a solidariedade para auxiliar as pessoas afetadas pelas enchentes que assolam o Estado desde o final de abril. Ao todo, 441.790 pessoas foram mobilizadas em 224 cidades gaúchas. Foram arrecadados, também, 32.459 itens de higiene, limpeza e materiais escolares e 16.135 peças de roupas, que serão distribuídas por meio do programa Sesc Mesa Brasil. Em alguns municípios, também houve mutirões de doação de sangue, onde foram registradas 205 coletas.
“O Dia do Desafio é uma tradição que sempre foi de muita alegria. A solidariedade sempre fez parte da iniciativa, com a arrecadação de leite”, comenta a gerente interina de Esporte, Lazer e Turismo do Sesc/RS, Melissa Stoffel. “Contudo, neste momento de tantas dificuldades, não poderíamos fazer diferente senão aproveitar este movimento para intensificar ainda mais a corrente solidária em prol dos mais afetados por esta tragédia. Estamos muito gratos com o engajamento das comunidades, que aceitaram este nobre desafio. Certamente, este resultado fará muita diferença”, completa.
Movimento comunitário que envolve poderes públicos
O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e hábitos saudáveis. Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) e conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.