Para reduzir os impactos causados pela cheia do Guaíba na mobilidade urbana, a prefeitura de Porto Alegre pretende liberar nesta segunda-feira o terceiro corredor humanitário. A rota emergencial, no bairro Sarandi, possibilitará o acesso da zona Norte à fFee way.
Com 300 metros de extensão, o corredor vai da avenida Assis Brasil, a partir da Fiergs, até a alça de acesso da BR-290 no sentido Castelo Branco – Gravataí. A construção começou na última sexta-feira e continuou durante o fim de semana.
Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura do município, veículos de emergência terão preferência, mas a passagem poderá ser utilizada por carros de passeio. “vamos diminuir os impactos que essa enchente histórica tem causado”, afirma o secretário da pasta, André Flores.
A partir do caminho emergencial, a avenida Assis Brasil será reaberta a partir da Bernardino Silveira Amorim, nas proximidades do posto Garoupa, no sentido Capital/Cachoeirinha. Importante destacar que, por conta da água acumulada, a Assis Brasil continua bloqueada para quem vai na direção a Cachoeirinha, a partir do acesso à free way.
A região ficou debaixo d’água após o extravasamento do dique do bairro Sarandi. As casas de bombas da região deixaram de funcionar, o que agravou os efeitos da cheia e deixou milhares de pessoas desalojadas.
Mais corredores
A Capital tem outros dois corredores humanitários em operação. Os acessos devolveram a chegada e a saída do Centro Histórico pela avenida Castelo Branco. Um dos acessos é de entrada na Capital, da Castelo Branco em direção ao túnel, e o outro de saída, passando pelo largo da Estação Rodoviária.