Como era previsto pela MetSul, o nível do Guaíba subiu rápido na tarde desta sexta-feira. Além da chuva, o principal fator foi o vento Sul forte que sopra sobre o Norte da Lagos dos Patos. Isso gera represamento do escoamento das águas do Guaíba em direção à lagoa.
De acordo com a medição da empresa TideSat, divulgada pela MetSul, às 15h, o nível no Cais Mauá indicava 3,42 metros. Dado muito acima do registrado no início do dia, que era de 3,13 metros.
O vento é consequência de um centro de baixa pressão atmosférica que atua a Leste do Rio Grande do Sul e acompanha o ingresso de uma forte massa de ar frio de origem polar no estado. O vento forte ainda gera ondas grandes no Guaíba, de forma que as ondas trarão ainda inundações costeiras pelo alto nível.
Por ter chovido muito entre quinta e sexta-feira na bacia do Jacuí, que é o principal rio contribuinte, o Guaíba vai se manter muito alto nos próximos dias. Dessa forma, a cheia deve se prolongar durante o mês de junho, com áreas ainda inundadas nas próximas semanas.