Ficar em casa e evitar circular pela cidade é a recomendação principal do prefeito Sebastião Melo (MDB) durante o temporal que vem assolando Porto Alegre nas últimas horas. “Todo porto-alegrense que puder ficar em casa nessa sexta-feira vai contribuir muito. Porque você vai botar o (seu) carro na rua, vai estar passando um caminhão que precisa prestar um serviço, seu carro pode estragar. Então queria fazer esse apelo. O que for indispensável a gente respeita, isso vai da consciência de cada um, mas o apelo fica feito”, afirmou Melo em coletiva de imprensa nesta quinta-feira.
Para evitar ainda mais o trânsito pela cidade, o prefeito suspendeu as aulas da rede pública e privada para esta sexta-feira, em que mais chuvas são previstas. Apesar disso, as escolas municipais não serão fechadas, a fim de que os espaços sirvam para acolhimento, inclusive através do fornecimento de alimento por meio das cozinhas que seguirão operantes, garantiu Melo.
O prefeito fez outro apelo, esse direcionado as coordenações dos abrigos: que mantenham as suas portas abertas. Segundo Melo, vem crescendo um movimento de desmobilização dos espaços, principalmente aqueles com pouco número de pessoas, mas “não é a hora” para isso, afirmou, pedindo que ações relacionadas a isso voltem a ser discutidas somente na segunda-feira.