Depois de 20 dias da maior enchente da história de Lajeado, a prefeitura segue atendendo cerca de 700 pessoas em seis abrigos montados na cidade. As famílias estão abrigadas no Parque do Imigrante, no Centro Esportivo Municipal (CEM) no São Cristóvão, no ginásio e na capela do bairro Conservas, no ginásio do bairro Carneiros e no ginásio do bairro Universitário.
No pico da cheia na cidade, dia 2 de maio, a prefeitura chegou a ter 10 espaços abrigando 1.300 pessoas, mas diversas famílias já retornaram para suas residências, casas de amigos ou parentes ou se encaminharam para aluguel social. Nos espaços que ainda recebem os desabrigados, estruturas com lonas foram montadas para dar privacidade às famílias atingidas.
Até a manhã de quarta-feira, 537 pessoas seguiam no Parque do Imigrante, 61 no CEM, 33 no ginásio do bairro Conservas, 30 na igreja do bairro Conservas, 14 no bairro Carneiros e seis pessoas no bairro Universitário. Os atendidos recebem alimentação diária, roupas, colchões, cobertores e outros itens necessários.
Pessoas consideradas desalojadas, que estão na casa de amigos ou parentes, podem retirar kits de alimentação, higiene e limpeza no Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac), e roupas e demais itens de cama, mesa e banho no ginásio da Associação de Moradores do bairro Florestal. Além do atendimento aos abrigados, a prefeitura segue com a limpeza e desobstrução de vias públicas.