Seguiu nesta terça-feira a visita do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, acompanhado do comandante militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento. Durante a manhã e o início da tarde, eles acompanharam as ações de ajuda que o Exército Brasileiro está prestando no Vale do Taquari.
O compromisso inicial foi no primeiro hospital de campanha montado no Estado, no município de Estrela. Em funcionamento desde o dia 5 de maio, foram realizados 1,1 mil atendimentos no local até o momento. Na sequência, em Lajeado, foi visitado o Centro de Doações do município, onde militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado trabalham no recebimento e distribuição de mantimentos aos atingidos.
Ainda no final da manhã, os comandantes visitaram a passadeira montada pelo Exército entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. Durante a tarde, a comitiva segue para Santa Maria, na Região Central, onde acompanharão o início dos trabalhos de lançamento de uma ponte móvel na RS-287, onde a ponte anterior foi levada pelas águas.
“A agenda até agora tem sido muito significativa, pois consegui visitar o terreno, acompanhar as ações no hospital de campanha em Estrela, ver o trabalho no centro de abastecimento e da engenharia em Lajeado. Vindo até a estrada que liga a Arroio do Meio, você vê a dimensão dos problemas que a gente tem. Mas o grande objetivo é estabelecer uma ponte provisória para retomar a ligação entre os dois municípios e isso vai acontecer em breve”, comentou o General Tomás.
Ainda nesta terça-feira, está previsto o retorno do Comandante do Exército para a região metropolitana, para acompanhar ações da tropa na região de Eldorado do Sul. Na quarta-feira, a comitiva segue para a região Sul, com agenda em Pelotas e Rio Grande, incluindo uma visita ao Navio Multipropósito da Marinha do Brasil.