Segundo hospital de campanha de Porto Alegre entra em operação

Estrutura foi montada junto ao Pronto Atendimento da Bom Jesus, na Zona Leste

Estrutura poderá atender até 300 pessoas por dia. Carolina Zeni/SMS/PMPA

Os atendimentos do segundo hospital de campanha de Porto Alegre começaram nesta segunda-feira, 20, das 8h às 20h, em estrutura montada junto ao Pronto Atendimento da Bom Jesus, na Zona Leste. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Exército Brasileiro e tem capacidade para até 300 pessoas por dia – o acesso é por livre demanda, sem agendamento.

Três médicos, uma enfermeira e quatro técnicos de enfermagem vão atender casos clínicos menos urgentes. Uma sala de emergência foi estruturada para estabilização de pacientes mais graves até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou apoio do pronto-atendimento.

O público-alvo são pacientes acima de 12 anos, uma vez que a pediatria está sob responsabilidade do PA Bom Jesus. O hospital irá funcionar nos sete dias da semana.

“Nossos serviços foram castigados, e essa estrutura provisória é fundamental para apoio aos atendimentos de saúde diante da calamidade causada pelas enchentes, principalmente em um espaço que, de forma corriqueira, opera acima dos 300%”, avalia o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, ressaltando que a enchente resultou em 15 unidades de saúde inundadas e outros serviços prejudicados.

Zona Norte – O primeiro hospital de campanha funciona desde o dia 13 de maio, em terreno anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na Zona Norte. O serviço opera 24 horas por dia, sete dias por semana, com recursos humanos do Grupo Hospitalar Conceição e voluntários da Força Nacional do SUS e capacidade de atender mais de 200 pessoas por dia.