Entre fantasias e carros alegóricos, há seis dias o barracão da União da Vila do IAPI, no Porto Seco, zona Norte de Porto Alegre, está abrigando animais vítimas da enchente.
O local se transformou em um centro de albergagem após a equipe de voluntários, incluindo veterinários, que estava atuando no viaduto da Dom Pedro II, ser convidada a utilizar o espaço.
Nessa quarta-feira, 50 animais entre gatos, cachorros e cavalos estavam abrigados no local que tem capacidade para 125. Além das baias para porcos.
📍Porto Seco
Barracão de escola de samba virou abrigo para animais na Zona Norte de Porto Alegre@correio_dopovo pic.twitter.com/zcYEs9ClHZ
— Jonathas Costa (@jonathasac) May 15, 2024
A voluntária Catherine Moraes explicou que todo o espaço foi replanejado e organizado de uma forma para garantir a segurança e o bem-estar dos animais resgatados da enchente.
“A gente teve que, por exemplo, emburrar alegorias nos primeiros dias. Cuidamos os gradis para os cachorros não passarem, a gente construiu cachorródromo, organizamos tudo isso, inclusive tem uma ala só para cachorros que estão muito estressados. Pessoas que não são autorizadas não entram, então a gente teve todo esse cuidado”, explicou a voluntária Catarina.
Ela afirma que o objetivo da equipe é simplesmente ajudar os animais e encontrar um lar para eles.
Já houve reencontros entre os animais e familiares. Os cachorros que não tiverem tutores serão divulgados em uma rede social.
*Com informações de Jonathas Costa