As inundações no Rio Grande do Sul têm afetando toda a comunidade e as famílias assistidas pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS). Diante deste cenário, o instituto está atuando ativamente para preservar a assistência prestada aos pacientes, através da mobilização de entregas de medicação, cestas básicas, kits de higiene pessoal e de limpeza, vestuário e roupas de cama e banho em domicílio ou nos alojamentos.
A sede da instituição, localizada na Rua São Manoel, 850, está provendo abrigo durante o dia com espaço para banho e alimentação dos pacientes e familiares. Já a Casa ICI está recebendo os pacientes em cuidados paliativos que estão em desospitalização para liberação de leitos nos hospitais da região e para as crianças que não conseguem voltar para seus municípios.
O paciente oncológico não pode interromper o seu tratamento, já que isso impacta diretamente nas chances de cura da doença. “O ICI está realizando o transporte dos pacientes que necessitam de descolamento para ir aos hospitais para realização de quimioterapia e radioterapia e o seu serviço de telemedicina 0800.511.2121 segue funcionando para encaminhar, rapidamente, os pacientes à rede hospitalar”, explica Algemir Brunetto, Superintendente do ICI.
O ICI também está fazendo uma busca ativa dos pacientes em todo o Rio Grande do Sul para identificar as demandas emergenciais para podermos auxiliá-los.
O Instituto do Câncer Infantil proporciona toda a assistência integral através de uma equipe multidisciplinar para mais de 500 crianças e adolescentes com câncer de 153 municípios do estado do Rio Grande do Sul e está na linha de frente enfrentando esta calamidade pública e garantindo assistência aos pacientes da nossa instituição.