As chuvas fortes que avançaram pelo Sul do Estado provocaram efeitos na noite deste domingo. O canal de São Gonçalo, que liga a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos em Pelotas, chegou a marca de 2,88m, o mesmo nível histórico da enchente de 1941.
A prefeitura da cidade emitiu alertas e projeta que o volume da água avance até 3,30m nos próximos dias no Rio Grande do Sul.
Em uma transmissão pela internet nesse domingo, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas pediu que os moradores de áreas do entorno do canal São Gonçalo e da Lagoa dos Patos saiam de casa imediatamente e procurem áreas mais altas da cidade.
“São 22 locais. Quem está na Vila da Palha, no bairro Cruzeiro, no Umuarama, nas Charqueadas, nas Doquinhas, na Rua Mário Meneghetti, na Estrada do Engenho, na Mauá, no Quadrado, no Lagos do São Gonçalo, no Parque Una, na Ambrósio Perret, no Loteamento Ceval, nos bairros Balsa, Fátima, Navegantes, nos fundos do Simões Lopes, no Recanto de Portugal, no Laranjal, no Pontal da Barra, na Colônia Z3, nos condomínios Marina Ilha Verde e Village Center JK e no Pântano está no grupo que deve sair imediatamente”.