Lula desembarcou nesta manhã na cidade de Santa Maria(RS). O presidente desceu na Base Aérea da cidade, na região Central, um pouco depois das 10h00. Ele irá acompanhar a situação dos municípios gaúchos atingidos pelas chuvas intensas, alagamentos, inundações e enxurradas. Uma reunião de trabalho com o governador do estado, Eduardo Leite, deve acontecer no fim desta manhã.
Um sobrevoo nas áreas mais atingidas estava previsto para acontecer antes do desembarque do presidente, porém, em razão das condições climáticas desfavoráveis, a medida foi cancelada. Na base aérea, Lula foi recebido pelo governador Eduardo Leite e outros políticos. “Não vai faltar empenho, recursos e apoio humanitário”, afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.
Desde o início da crise, o Governo Federal já se mobilizou, via Defesa Civil Nacional e Ministério da Defesa, no socorro emergencial. O apoio operacional das Forças Armadas tem auxiliado as ações de busca e resgate de vítimas e a desobstrução de estradas, além de distribuição de alimentos, colchões, água e a montagem de postos de triagem e abrigos.
Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira já operam na região e outras duas do Exército se deslocaram. O Ministério da Defesa solicitou outras oito. Segundo números atualizados nesta quinta, o efetivo das Forças Armadas foi ampliado de 335 para 626 militares. A pasta já forneceu 45 viaturas e 12 embarcações.
Integram também a comitiva os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; da Casa Civil, Rui Costa; da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; dos Transportes, Renan Filho; e das Cidades, Jader Filho. E, ainda, os comandantes do Exército, general Tomás Paiva, da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, o secretário de Defesa Civil, Wolnei Barreiros, o diretor-executivo do Dnit, Carlos Antônio Rocha de Barros, e o presidente da Conab, o também gaúcho Edegar Pretto.