A noite de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira foram marcadas por fortes chuvas que castigaram diversas regiões do Rio Grande do Sul. O cenário é de caos e destruição, com inundações e alagamentos que deixaram várias áreas praticamente intransitáveis e colocaram a vida de moradores em risco.
Em Porto Alegre, o Passo Dorneles, entre o município de Viamão e o bairro Mário Quintana, na Zona Norte, está praticamente intransitável. Moradores da Rua Juca Batista, na Zona Sul, informaram que a EPTC bloqueou a via devido ao grande alagamento. A situação se agrava na Rua Ângelo Barbosa e Rua Barbosa Neto, onde a água já invadiu casas e deixou idosos e crianças em situação catastrófica.
A situação também é crítica em outros pontos de Porto Alegre, como na Rua da Represa, no bairro São José, e no condomínio Coqueiro, no bairro Belém Velho, onde a quantidade de água impressiona. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar pessoas ilhadas, como na Rua Gávea, no bairro Ipanema, onde idosos estavam presos em suas residências.
No bairro Cavalhada, o arroio Cavalhada transbordou, tomando a Rua Padre Ângelo Corso. A Rua Gralha Azul, no bairro Jardim Carvalho, na Zona Norte, também está totalmente alagada, ameaçando invadir residências. Em Gravataí, no bairro Vila Rica, as ruas estão completamente alagadas devido à forte chuva.