Com um legado de mais de 100 anos de história no Mercado Público de Porto Alegre, a tradicional Banca do Holandês prepara a abertura de uma nova unidade na capital gaúcha, desta vez, no bairro Higienópolis. A decisão de abrir um segundo ponto de venda de bairro reflete a estratégia da empresa em estar mais próxima dos clientes, facilitando o acesso aos seus produtos gourmet e de alta qualidade. A abertura oficial está marcada para a segunda-feira, 29, no Plínio Mall (Av. Plínio Brasil Milano, 1689), de segunda à sábado, das 9h às 20h.
A operação na Plínio vai trazer um espaço dedicado ao consumo no local, com a atmosfera mercadista para a região. Preparadas com produtos exclusivos da Banca do Holandês, as opções do cardápio foram criadas pelo renomado chef Felipe Di Sicca. “É uma loja que traz a cultura do Mercado para o bairro de uma forma mais confortável”, enfatiza o CEO, Sérgio Lourenço.
NOVA OPERAÇÃO
Fundada em 1919, por Dirk Van Den Brul, a Banca do Holandês é reconhecida como a primeira loja de especiarias de Porto Alegre. Atualmente, é liderada por Sérgio Lourenço e Adriana Alcântara e seus filhos, Renata Alcântara e Lourenço Rosa, a terceira geração da família que está à frente da marca desde os anos 1970. Assim como outras empresas familiares, os herdeiros cresceram praticamente dentro do negócio. “Brincamos que a entrada na empresa foi praticamente na mesma data da certidão de nascimento, porque de fato vivemos o Holandês, a energia, a cultura, desde sempre”, conta Lourenço Rosa, atual Diretor de Operações da marca.
Para formar a equipe da nova operação, foram abertas aproximadamente 30 vagas de emprego. A Banca do Holandês tem como prática a geração de empregos em linha com o crescimento do negócio. “Nosso maior impacto social é o número de pessoas trabalhando por metro quadrado, em comparação aos grandes players do setor. Geramos cerca de 30 empregos a cada 100m², um dado que nos orgulha muito”, relata Sérgio.
Além da Banca e da Adega do Holandês no Mercado Público e da loja do Bela Vista, a empresa conta com um Centro de Distribuição com mais de 2.000m² no bairro Floresta, epicentro onde a qualidade, inovação e segurança alimentar se entrelaçam. O local abriga a sede, o atendimento virtual pelo site, telefone e Whatsapp, e a cozinha, para o desenvolvimento de novos produtos e receitas próprias. Entre os sabores exclusivos estão os preparos com o legítimo bacalhau norueguês Gadus morhua, o Stollen alemão e as pastas e antepastos.
Sérgio destaca que a Banca do Holandês está pronta para ser compartilhada com um público ainda mais amplo. “Pensamos muito na retaguarda, ou seja, naquilo que está além do alcance visual do cliente. Isso é o que garante a qualidade e segurança dos alimentos. Estamos sempre nos especializando, modernizando e buscando nichos que atendam às necessidades do nosso público. Somos especialistas no que fazemos e temos segurança em nossa estrutura, o que nos permite expandir em lojas físicas e no mercado B2B”.