O governo Federal faz o lançamento nesta segunda-feira, 22, do Programa Acredita, que pretende reestruturar parte do mercado de crédito no Brasil, com apoio ao empreendedorismo, por meio de novas medidas de crédito e renegociação de dívidas para pequenos negócios. O objetivo é estimular a geração de renda, emprego e promover o crescimento econômico, criando linhas de crédito com o Procred 360 voltadas para MEIs e Microempresas com faturamento de até R$ 360 mil. A Medida Provisória deverá instituir também o Desenrola Pequenos Negócios, que vai permitir a renegociação de dívidas para MEIs, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
O programa deverá envolver a liberação de R$ 15,5 milhões para MEIs, dentro de um modelo do programa Desenrola voltado para pessoas jurídicas. Além disso, a proposta é liberar linhas de crédito com a participação de bancos e do Sebrae de um fundo garantidor, o que possibilitará a redução de juros.
O governo também deverá propor um programa de securitização da carteira imobiliária de bancos permitindo a liberação de crédito imobiliário em financiamento para casa própria para além do Minha Casa, Minha Vida, que atende famílias com renda.